domingo, 15 de janeiro de 2012

Vozes da educação

A partir do diagnóstico comum de que a melhora da qualidade da educação pública depende de políticas de valorização dos docentes, organizações de diferentes países da América Latina propõem a criação de uma “rede pela valorização dos educadores latino-americanos”, que tem por objetivos:

* Motivar e fortalecer a participação de educadores e educadoras na análise e proposição de políticas educacionais e práticas educativas;
* Enriquecer e pluralizar o debate sobre a educação pública e a condição docente;
* Contribuir para qualificar a demanda social por direito humano à educação como um bem público.

A rede está sendo construída por um coletivo de organizações não-governamentais, educadores, pesquisadores e associações profissionais. Inicialmente conta com pessoas e instituições de países como Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Chile, Uruguai, Nicarágua, Costa Rica e Peru, mas está aberta à participação em todos os países latino-americanos.

Entre as estratégias e atividades propostas pela rede, estão:

* A criação do espaço virtual de intercâmbio e debate Vozes da Educação entre educadores e a comunidade educativa latino-americana acerca de temas fundamentais para a promoção da qualidade educativa, em português e espanhol;
* O desenvolvimento e o estímulo à produção e divulgação de estudos sobre a condição docente na América Latina, favorecendo também análises comparativas da situação dos países;
* A incidência na agenda pública sobre o tema da valorização docente e sobre o papel dos educadores na melhoria da qualidade da educação pública, e a análise sobre o tratamento da mídia ao tema;
* A promoção de espaços de articulação política entre atores envolvidos na educação pública e com o tema da valorização do ofício docente.

Foram definidos alguns temas prioritários de debate e reflexão da rede: questões referentes à valorização dos docentes (sistemas de avaliação/bonificação e incentivos, ingresso e progressão na carreira, formação inicial e continuada, o papel do docente, condições de trabalho, formas de contato e remuneração, rotatividade e absenteísmo, entre outros); concepções pedagógicas (os paradigmas do ensino, relação docentes-família, relação entre a aprendizagem e a afetividade/cuidado); e a abordagem da educação como bem público (a relação entre o público e o privado, a educação como direito humano e o financiamento necessário para uma educação pública de qualidade).

Participe!
Sua instituição, pode participar da rede de diferentes maneiras: divulgando sua existência; participando das discussões presenciais ou virtuais; elaborando notícias e compartilhando estudos, investigações e outros documentos; promovendo debates em suas comunidades e países; decidindo as estratégias, as formas de funcionamento e os focos prioritários da articulação, entre outras ideias.

Entre em contato com observatorio@acaoeducativa.org para saber mais sobre as formas de participação e aderir a essa rede.

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