sexta-feira, 5 de abril de 2013

A corrupção nossa de cada dia


De acordo com uma das definições do Houaiss, corrupção é a depravação de hábitos, costumes, etc.; devassidão (de devasso). Devasso é aquele que é lasso, ou seja, que possui maus costumes.

Esta é uma característica atribuída a alguns políticos e funcionários públicos. Mas, não podemos generalizar, apesar de os grandes veículos de imprensa tentarem fazer com que acreditemos que a corrupção é generalizada na classe política e no funcionalismo público.

Somente aceito essa generalização se a grande imprensa admitir que esta generalização se aplica também a ela própria.

Outra observação a ser feita é com relação à população, que é quem mais sofre com a corrupção. Também não podemos generalizar, mas o povo também é afetado pela “lei de Gerson”, pelo “jeitinho” para se dar bem. Ou seja, pela depravação dos hábitos, costumes, etc.

Hoje pela manhã, fui à padaria. Com o mau tempo, levei meu guarda-chuva. Para não molhar o ambiente, deixei-o na entrada, ao lado do caixa, depois de avisar aos funcionários que eu o estava deixando ali e de ter sido recomendado a fazer isso por uma das funcionárias.

Fiz meu pedido, me dirigi ao caixa, paguei a conta e, ao procurar pelo guarda-chuva, não o encontrei. Questionei o funcionário, que procurou pelo guarda-chuva, perguntou a outro funcionário que disse ter visto a pessoa saindo com ele. O funcionário saiu e voltou com o mesmo em mãos. 

- “Achou o ladrão?”, brinquei.

O funcionário respondeu: 

- “É ladrona”.

Se não a tivessem visto saindo com o guarda-chuva eu o teria perdido? Acredito que sim. Mesmo que ela o fosse devolver, pior do que perder o guarda-chuva, é ter me atrasado. Ela não se importou se eu tinha prazo para voltar para casa, ou para ir para o trabalho. O que importava era ela não se molhar, era ela levar vantagem ao encontrar um guarda-chuva alheio que poderia lhe proteger da chuva.

São essas mesmas pessoas que levam vantagem em alguma coisa sempre que podem as mesmas que generalizam e reclamam da “corrupção dos políticos”, como se elas estivessem isentas desse mal.

Pior do que perder meu guarda-chuva e a corrupção do dia-a-dia é ver que algumas pessoas admitem que a corrupção faz parte de sua vida, mas que não estão dispostas a mudar. Dizem: “Sempre vai ser assim”, ou “o que quero é o melhor pra mim”, não se importando em nada com o outro, ou com quem está sendo prejudicado pela corrupção. Não percebem que essa atitude é circular. Num momento elas são as beneficiadas, em outros serão as prejudicadas.

Antes de reclamar dos políticos, avaliem se naquilo que está ao seu alcance você também não é corrupto(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário