quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lula critica antecessores que não incentivaram acesso de pobres ao ensino superior

Texto divulgado pela Agência Brasil diz que o presidente Lula criticou seus antecessores, que não incentivaram acesso de pobres ao ensino superior. A fala do presidente ocorreu na abertura do seminário sobre perspectivas profissionais para alunos da primeira turma de formandos em medicina do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Dizer que o ProUni é a salvação da educação superior seria hipocrisia, mas, se o Lula falou realmente o que o texto credita a ele, eu concordo com o presidente.

Apesar de eu defender que todos tenham acesso à universidade pública, gratuita (sem a cobrança de nada além dos impostos e taxas já cobrados) e de qualidade, não seria possível continuar esperando eternamente que hajam vagas para todos em universidades públicas. Era preciso garantir o acesso ao ensino superior, mesmo em universidades particulares.

O número de pessoas que conseguiram entrar em uma universidade e concluir o ensino superior graças ao ProUni é bastante grande. Todas essas pessoas agradecem a oportunidade que tiveram e aprovam o programa. Com isso, avalio que o ProUni cumpre seu objetivo e espero que continue possibilitando o acesso de outras pessoas à universidade.

Paralelamente, o Governo Federal investe na criação de novas vagas em universidades públicas. Diversas instituições federais de ensino superior foram criadas. É claro que ainda é pouco. É preciso continuar também com a política de ampliação de vagas e, mais do que isso, aumentar o montante de recursos destinados à educação, para garantir a melhoria da infraestrutura, dos salários dos professores e demais profissionais da educação e dos cursos de qualificação (educação continuada). Somente assim teremos não apenas vagas, mas a possibilidade de oferecer ensino de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário