sábado, 23 de agosto de 2014

ATPC reflexivo

Por Christian Longuin
         Compartilhamos aqui o relato do colega Christian Longuin sobre os seus colegas de ATPC (Atividades e Trabalho Pedagógico Coletivo) na Escola Estadual em que ele leciona. Ah se a maioria da Rede Estadual fosse assim...


        ATPC reflexivo
 Por Christian Longuin

          Ontem,  na ATPC meus pares se debruçavam sobre a falência do sistema educacional, os esquemas mecanizantes, os discursos alienantes vindos das instâncias de cima, e ponderavam sobre as causas e possíveis soluções. Trabalho numa escola que é exceção na rede.
          Estou cercado de professores críticos, pensantes, autônomos e com boa formação, então optei por apenas ouvi-los e aprender com suas colocações. Sinto porém que tal debate é debruçar-se sobre o vazio. O poder esta nas mãos da burguesia, a escola é construída por ela e é reprodutora dos discursos dela. 
          O mérito individual, a concorrência, a excelência, a centralização a hierarquização, são valores reproduzidos a todo momento nas escolas. Somente uma escola proletária poderá ser emancipatória para os professores e filhos da classe trabalhadora. 
          O máximo que podemos fazer dentro desse sistema é promover o pensamento critico e a autonomia em cada aluno. Se cada companheiro conseguir isso, já terá deixado um legado indelével na vida de suas turmas.

Christian Longuin

Nenhum comentário:

Postar um comentário