segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Oficina da Educação – Congresso de Leigos da Arquidiocese de SP

No sábado (18/9) aconteceu a etapa arquidiocesana da Oficina da Educação do Congresso de Leigos da Arquidiocese de SP. Foi realizada em um dos auditórios da PUC-SP. Tanto as exposições quanto os trabalhos em grupo foram muito interessantes.

Dom João Mamede Filho iniciou os trabalhos com uma oração e acompanhou todo o trabalho, inclusive participou de um dos grupos, e encerrou a atividade.

O professor Francisco Borba apresentou uma síntese das propostas vindas das oficinas realizadas em cada uma das regiões episcopais.

Em seguida, a Prof. Dra. Cecília Canalle, diretora do Colégio Notre Dame de São Paulo, o professor Dr. Antonio Marchionni, professor de Introdução ao Pensamento Teológico da PUC-SP, e a Prof. Dra. Maria Stela Graciani, diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP, a partir da síntese das propostas das regiões, falaram sobre atuação dos cristãos na Educação. Infelizmente, o tempo curso impediu que eles pudessem contribuir ainda mais.

Após o almoço, os participantes
 foram divididos em quatro grupo, cada um com um tema diferente (1. Um mundo que parece não me ouvir...; 2. A família em crise; 3. A “emergência educativa” na escola pública; 4. O Ensino Religioso entre a pluralidade e o testemunho) e trazer propostas de projetos nestas áreas.

Sou responsável por relatar as propostas de meu grupo (4) e vou me juntar aos demais relatores e aos coordenadores de grupos para fazermos o apanhado geral de todos os grupos, a ser apresentado no encerramento do Congresso, em novembro.

Assim que eu tiver esse apanhado da oficina, posto aqui no blog. Antes disso, posto as propostas do meu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário