Em 12 de outubro comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Mas, também é o Dia das Crianças, a festa do consumo infantil.
Mas, na verdade, elas, as crianças, mandam no consumo das famílias não apenas nesta época. São elas que determinam o que se consome e até mesmo como se consome. Pais e mães, que, por imposição do mercado, não têm mais tempo para os filhos, se rendem aos desejos deles para tentar compensar a falta de atenção paterna e materna.
Os meios de comunicação, principalmente a TV, são os maiores responsáveis pelo controle do desejo das crianças. Ao contrário do que acontece em outros países, no Brasil não há a regulamentação clara que impeça os meios de comunicação de influenciar no desejo das crianças.
Se quisermos trabalhar verdadeiramente a educação das crianças brasileiras, precisamos realizar um debate profundo sobre esse assunto.
Postei na página de vídeos deste blog o link para o documentário Criança, a alma do negócio, que pode contribuir muito com a reflexão e o debate. Espero que todos vejam os vídeos e postem comentários/opiniões sobre o documentário e, principalmente, sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário