segunda-feira, 14 de novembro de 2011

União Gaúcha de Estudantes defende mudanças no Ensino Médio

A União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) defende a necessidade de alterações no Ensino Médio. A entidade publicou em seu site um documento intitulado: Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Para o presidente da UGES, Thalisson Silva, o Ensino Médio de hoje apenas coloca o estudante entre o ensino fundamental e a educação superior.

O texto chama a atenção para a crise de identidade porque passa esta etapa da educação. Não prepara a juventude para o ingresso no ensino superior e tampouco a prepara para seguir uma profissão, diz um dos trechos do documento. Além de exigir mudanças no Ensino Médio, Silva aponta os altos índices de evasão e repetência. Esta é uma realidade nacional, não apenas do Estado, compara.

Secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo considera positivo a posição da entidade estudantil de defender mudanças no ensino médio e estimular o debate sobre o tema. Os estudantes devem ser protagonistas na construção do novo Ensino Médio, afirmou Azevedo.

O texto conclama os estudantes a debaterem a proposta de alteração do Ensino Médio apresentada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). É fundamental que os estudantes do nosso Estado se apropriem do debate e formulem sua opinião sobre este tema, afirma o texto, que ainda destaca as altas taxas de abandono escolar que, somadas ao número de jovens que estão fora da escola em idade própria (entre 15 e 17 anos), chegam a 27,7 %.

Analisando as medidas defendidas pela Seduc para qualificar esta etapa da educação básica, o documento conclui que, diante deste quadro, fica claro a urgência de mudanças que resgatem a qualidade e o papel do ensino médio, como a proposta do governo do Estado, do Ensino Médio politécnico.

Sobre a intenção da Seduc de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, o documento afirma que a proposta é um importante resgate desta oferta, proibida pelo Decreto 2208/97, e fortalece a aproximação do ensino ao mundo do trabalho.

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