sexta-feira, 2 de março de 2012

Projeto de lei no Chile promove reforma na carreira docente

Texto da Lei de Carreira Docente foi apresentado ao Congresso Nacional na última quarta (29/2); nesta edição do Tema para Debate, discutimos o ingresso à docência nos países latino-americanos. Como se dá o acesso à profissão em sua localidade? Comente!

Fernanda Campagnucci
do Vozes da Educação

Está em discussão no Chile um processo de reforma na carreira docente que prevê, entre outras mudanças, novos critérios de ingresso no cargo. O governo chileno apresentou o projeto de lei ao Congresso Nacional na última quarta-feira (29/2).

Plano de Carreira Docente é o regime legal que estabelece o exercício dessa profissão, regulando, entre outros pontos, o sistema de ingresso, o desenvolvimento, a promoção e a aposentadoria das pessoas que desempenham essa função.

Em alguns países, não existe legislação que estabeleça diretrizes nacionais para a profissão – o que acaba por torná-la pouco atrativa, uma vez que, sem regras claras, não há perspectivas de progressão na carreira para os jovens ingressantes.

A admissão por concurso público e a avaliação profissional são elementos essenciais para a valorização docente.

Sobre o tema, o portal Vozes da Educação traz "alguns exemplos de como esse debate tem sido feito nos países latino-americanos, assim como as medidas que os governos têm tomado para regular o ingresso na carreira", diz Fernanda Campagnucci. Os países observados foram Chile, Brasil e Equador.


2 comentários:

  1. Van Ramos , muito interessante o link e já estou divulgando essa notícia nas redes sociais

    Adilson Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adilson, que bom que gostou. Sempre bom observarmos o Brasil, mas sem perder os fatos que têm ocorrido nos países da América Latina!
    Beijo grande, Van

    ResponderExcluir