sábado, 11 de maio de 2013

Crônica de uma traição anunciada

          Às 13 horas eu apontava na estação de Mauá e revi os colegas professores que há dois anos trabalhavam comigo. Cumprimentei a todos e já tive o primeiro indício de que a assembleia seria esvaziada. Só 15 professores daquela cidade tinham passado na estação de Mauá e pego os bilhetes de trem para ir ao Vão Livre do Masp.
          Quando chegamos ao local, o caminhão do som não estava lá e a presença de poucos Professores prenunciava que algo estava muito diferente. As primeiras informações que chegavam davam conta de que os representantes da Apeoesp tiveram uma reunião com o Secretário Estadual de Educação e que depois  aconteceu o CER (Conselho Estadual de Representantes) que foi realizado no Teatro Gazeta.
          O Caminhão de Som chegou e  mais uma assembleia se iniciava com a Presidenta da Apeoesp Maria Izabel Azevedo Noronha que leu as propostas do governo que eram as seguintes:

>   Fim da prova anual aplicada aos professores da chamada “categoria F”;
>   Fim da prova exigida dos professores da chamada “cate­goria O”
     que já pertencem à rede estadual;
>   Direito de atendimento médico pelo IAMSPE aos profes­sores da
     “categoria O”;
>   Concurso público no segundo semestre para professores PEB II;
>   Não privatização do Hospital do Servidor Público e do IAMSPE;
>   Convocação da comissão paritária prevista no artigo 5º da lei
     complementar nº 1143/11 para discussão da pos­sibilidade de novo
     reajuste e discussão da implantação paulatina da jornada do piso
     (no mínimo 1/3 da jornada para preparação de aulas e formação,
     entre outras ativi­dades extraclasse);
>   Convênio em torno de projeto a ser elaborado pela APEOESP para
     prevenção e combate à violência nas escolas;
>   Discussão do pagamento dos dias parados e retirada das faltas da
     greve mediante reposição de aulas.
          Depois da leitura desses itens negociados, a assembleia foi para regime de votação e por ampla maioria os Professores reunidos no Vão Livre do MASP decidiram pela continuidade da greve, pois não foi negociado nenhum tipo de aumento e sim algumas intenções do governo sem nenhum compromisso de cumprimento.

          Não contente com a decisão dos Professores da Rede Estadual a Presidenta gritou: " A greve está encerrada" e "A luta continua". Um tapa na cara da categoria que estava com "sangue nos olhos" e literalmente porque se rebelou e começou a arremessar garrafinhas de água e outros objetos em direção ao caminhão de som e logo após o confronto com a Polícia Militar alguns professores realmente sangraram até nos olhos. Uma verdadeira cena de barbárie que este Professor que vos escreve se assustou ao ver indignado a categoria sendo traída pelos próprios representantes.
          Em uma leitura  dos fatos mais contextualizada, a Presidenta da Apeoesp já havia conseguido o seu objetivo, ou seja,  liderar uma greve no governo Geraldo Alckmin (PSDB) e este perdeu o argumento para a eleição do ano que vem que sob o seu governo os Professores jamais tinham feito greve e com essa traição à categoria ela também retirou a unidade dos Professores da Rede Estadual com os da Rede Municipal que estão em greve contra as atrocidades que o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) comete contra os Professores Municipais.
          Este gesto da Presidenta da Apeoesp e todo o campo majoritário que a sustenta (Articulação Sindical-PT) foram única e exclusivamente para poupar o seu colega de partido Fernando Haddad (PT) já que várias correntes políticas da Apeoesp que são formados por grupos políticos ligados ao PCO (Educadores em Luta), PSTU (Oposição Alternativa), PSOL ( Apeoesp na Escola e na Luta ) e outros defenderam a continuidade da greve e a unificação com a luta dos Professores da Prefeitura de SP. 
          A propósito do título do texto, sim foi uma traição anunciada e escrevo isso, porque ao nosso lado na assembleia uma professora nos disse que seu namorado que é policial militar relatou que na assembleia do dia 3 de maio, ele teve sua folga cancelada porque a Apeoesp havia enviado um ofício pedindo para a PM fechar o acesso à Avenida Consolação. Trata-se de um relato da Professora, mas se um dia se confirmar significa dizer que a Apeoesp usou de força militar contra os próprios professores na assembleia passada. Um fato grave que causou um transtorno, pois os Professores foram forçados fisicamente e impedidos de descer a Consolação rumo à Praça da República pelos próprios Policiais.
          Sim, traição anunciada porque hoje o fato se repetiu. Depois de sair escoltada pela PM no caminhão de som, a presidenta da Apeoesp soltou um FAX Urgente FAX URGENTE Nº 24 chamando os Professores que se rebelaram de embriagados. 
           Depois de todos esses fatos, os Professores desceram sozinhos a Paulista e Consolação e desta vez não tinha tropa de choque convocada pela Apeoesp para impedir os Professores descerem rumo à Praça da República. Quando a passeata chegou na praça da República um grupo de Professores liderados pela Oposição Altenativa (PSTU) foi para a frente da Secretaria Estadual de Educação e outro grupo de Professores Independentes foram para a Sede da Apeoesp e montaram uma equipe de 10 professores para entrarem lá. Alguns desentendimentos aconteceram com os Policiais Militares que estavam lá para impedirem os Professores de entrarem no seu próprio Sindicato. Traição de novo, nunca vi isso na minha vida, um sindicato convocar a Polícia Militar para impedir a entrada dos Professores.
          Encerro esse texto não vislumbrando bons horizontes para os Professores da Rede Estadual Paulista que assim como os da Rede Municipal de SP estão com representantes que mais atendem interesses dos seus partidos do que os interesses da própria categoria. 
          Parabéns a Professores combativos como Christian LonguinAbell NascimentoGustavo VianaGabriela AlmeidaIrene CarvalhoAntonio Carlos da Silva que permaneceram juntos até o último momento na porta da Sede da Apeoesp vivenciando a cena bizarra da PM protegendo o Sindicato de seus filiados.

Paz e bem a todos e parabéns pela coragem de todos vocês!

Prof. Adilson Ferreira

4 comentários:

  1. Parabéns, prof. Adilson Ferreira. Excelente texto, que revela a verdade.

    Convido-o a conhecer minha Página no Facebook:

    https://www.facebook.com/PorUmaSociedadeJustaLivreDemocratica

    ResponderExcluir
  2. Já curti a página Professor Marcos. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. A mais pura verdade Adilson, belo texto. Foi a única Assembléia que não pude ir por problemas pessoais, mas estive em todas as outras, alunos da escola em que leciono estavam lá e alguns professores. Estou indignado até agora, e voltarei na segunda-feira com sangue nos olhos pois muitos professores abandonaram amigos e colegas na Paulista para serem tratados "cordialmente" pela PMESP e traídos pelo Sindicato (Apeoesp). Estou sempre na luta e sempre estarei, só que agora, com mais força contra o nosso Sindicato, que precisa mudar... Já passou da hora...

    ResponderExcluir
  4. Importante texto. Ajudando na divulgação:
    http://governismodoencainfantil.tumblr.com/post/50290899021/depois-da-leitura-desses-itens-negociados-a

    ResponderExcluir