sexta-feira, 20 de abril de 2012

A omissão nossa de cada dia

O texto abaixo, do professor Neto Moura, foi publicado originalmente no blog Educa Ação. Todas as vezes que não lutamos, que nos omitimos, nos tornamos corresponsáveis pela situação da educação brasileira. Se você quer melhoria, vá à luta! Eu vou contigo.

A culpa nossa de cada dia

Certamente todos desejam um mundo melhor para se viver, embora nem todos contribuam para isto. Como mencionou Paulo Freire a transformação depende das pessoas,depende de cada um de nós, de nossas atitudes no dia a dia. A transformação do mundo começa com a nossa transformação interna.

Mas o que dizer das pessoas pequenas e das pessoas jovens, que representam o futuro da nação? O que temos feito por eles? Estamos contribuindo para que vivam em um mundo melhor? Estamos dando uma boa educação para todos? Acredito que não, principalmente no que diz respeito à educação.

A culpa do fracasso da educação Brasileira é de todos nós. Não só dos governantes que não investem, que tratam a educação com desprezo, que nunca a colocou como prioridade, mas de todos nós, pois somos nós que os elegemos. É culpa da população que não exigem uma educação pública de qualidade, de quem não luta por mais investimento na educação, de quem não valoriza o professor, de quem não faz nada para melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário