terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Chuchu Alckmin desmantela escolas de tempo integral

Hoje o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem que revela a atuação dos tucanos no governo de São Paulo – e olha que eles estão há mais de 20 anos no poder. Na reportagem podemos ver que eles fazem promessas durante as campanhas eleitorais, que depois não são descumpridas.

As escolas em período integral foi uma das promessas do “Chuchu de Pindamonhangaba” nas últimas campanhas em que ele concorreu ao governo do estado. O projeto foi implantado de maneira capenga, sem estrutura, sem capacitação para os professores, sem materiais específicos... e, aos poucos, está sendo desmantelado.

Em 2013, passará a ser apenas facultativo. A escola somente será obrigada a oferecer o período integral se pelo 60% fazer a opção. Somente aqueles que quiserem permanecerão na escola por todo o período. E somente nos casos em que a adesão for de 90% para cima a escola será de tempo integral. Sabemos no que isso vai dar... Nenhuma escola vai permanecer como de período integral, ou serão mantidas apenas algumas de “excelência” em regiões também de “excelência”. A periferia será descartada, claro.

Temos que fazer uma campanha para a manutenção das escolas em tempo integral em toda a rede (como prometido) e lutar por estrutura e capacitação, além de concursos para contratação de professores especializados.

Temos que bolar uma maneira de fazer um cadastro paralelo, para que a Secretaria da Educação não possa manipular as informações do cadastro e dizer que as escolas de tempo integral foram desativadas por preferência dos próprios pais.

Na reportagem vimos que os pais preferem o tempo integral. Vimos também que os alunos, se as aulas forem de qualidade, houver estrutura adequada e materiais/equipamentos específicos, elas também preferem o tempo integral. Então, vamos nos organizar para brigar por isso.

Quem quiser ler a reportagem pode acessar os links das fontes abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário