sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O que você prioriza em sua vida?

A educação é a base de tudo. Ou, pelo menos, deveria ser. Não digo apenas a educação formal, recebida na escola, mas a educação de forma geral. Aliás, a educação poderia ajudar, inclusive, a educação formal.
Pierre Bourdieu já dizia que o capital cultural que os alunos recebem em casa, em seu convívio social como um todo, ajuda, e muito, na apreensão do conteúdo formal recebido na escola.
A educação formal deve receber mais investimentos. Sou favorável que se destine 10% do PIB nacional para a pasta da educação. Sou favorável também que se impeça que os administradores indiquem verbas utilizadas em finalidades diversas como sendo verbas da educação.
O conteúdo programático também deve ser revisto. O governo deve proporcionar cursos permanentes de capacitação aos professores, para que eles se mantenham atualizados de acordo com as mudanças sociais. Os professores e demais profissionais da educação devem ser bem remunerados, afinal, são eles que acompanharão o desenvolvimento intelectual de todas as pessoas, inclusive os governantes de nosso país.
Mas, é fundamental que a educação seja prioridade não apenas para os profissionais da educação. Todo cidadão deve ter a educação como prioridade. Sem educação, ou com má educação, não teremos nem presente e muito menos futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário