terça-feira, 19 de março de 2013

MIS utiliza filmes para debater o Estado e democracia


O Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, o 1º Clico de Cinema e Política - razões de Estado e qualidade da democracia. O intuito é debater e avaliar os 25 anos da redemocratização no Brasil.

As reflexões de temas políticos atuais vão partir de filmes contemporâneos. Após a exibição de cada filme, acontecem debates com a participação de pesquisadores e jornalistas especializados em política.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS.

Veja a programação:
19 de março
Tudo pelo poder
(dir. George Clooney, EUA, 2011, 102 min, DVD)
Uma campanha eleitoral vista pelo lado de dentro é o que este drama nos oferece, com todos os percalços que ela pode sofrer numa sociedade democrática, mas complexa como os Estados Unidos.
Convidados: Prof. Edison Nunes e Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro

27 de março
Leões e cordeiros
(dir. Robert Redford, EUA, 2007, 92 min, DVD)
A partir da chamada Guerra do Afeganistão, o enredo permite observar diferentes formas de pensar a política: como ideologia, como estratégia eleitoral ou de conquista do poder, como objeto de análise jornalística ou como matéria de pesquisa científica.
Convidados: Miguel de Almeida e Jaime Pinsky

02 de abril
Tropa de Elite 2 – O Inimigo agora é outro
(dir. José Padilha, Brasil, 2010, 118 min, DVD)
Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo.
Convidados: Prof. Dr. André Gatti e André Sturm

09 de abril
Sob a névoa da guerra
(dir. Errol Norris, EUA, 2004, 107 min, DVD)
Personagem central deste documentário, Robert McNamara foi secretário de Defesa dos governos John Kennedy e Lyndon Johnson. Presenciou, portanto, algumas das crises políticas internacionais mais agudas e cruciais do século XX. Com esse filme somos levados a encarar o fato de que na democracia contemporânea gravíssimas decisões ficam perigosamente a cargo de poucos indivíduos.
Convidado: Prof. Dr. Sergio Adorno e Prof. Dr. Antonio Pedro Tota

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário