quarta-feira, 27 de março de 2013

Você apoia a desoneração de impostos para escolas privadas?


Escolas privadas de educação básica reivindicam ao governo federal a desoneração de suas folhas de pagamento para aumentar investimentos no setor.

Para especialistas, a medida só aumentará lucro do empresário sem garantir contrapartidas, como redução das mensalidades ou aumento dos salários dos professores. A coordenadora geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Madalena Peixoto, diz que o principal problema é que a proposta não obriga as escolas particulares a oferecerem contrapartidas pela redução de impostos. “O argumento é que a desoneração permitiria aumentar os investimentos, mas não deixa claro em quê. Pode ser no prédio, para aumentar o lucro do empresário, sem que ele tenha de baixar mensalidades, melhorar salários ou diminuir o número de alunos por sala, por exemplo.”

A presidente do sindicato dos professores da rede estadual paulista (Apeoesp) e integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Izabel Noronha, concorda em parte com essa opinião. Ela defende a aplicação de verbas públicas nas escolas públicas. Porém, admite que a medida em discussão não pode ser descartada num momento em que cresce a demanda por vagas. “Temos uma demanda considerável. O ingresso de 30 milhões de brasileiros na classe média, e de outros 22 milhões que saíram da linha de pobreza, houve aumento nas exigências dessa parcela por educação, qualificação. E como se faz isso de uma hora para outra?”, ponderou.

Como se percebe, a proposta divide as opiniões. A Rede Brasil Atual publicou excelente reportagem sobre o tema. Leia a reportagem completa, se informe e, se ainda não tem, vá formando sua opinião própria. O assunto é de grande interesse das categorias da Educação e promete ferver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário